quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Entre a China e o Paquistao: Amritsar

O onibus "super deluxe" de Srinagar para Jammu foi uma loucura. Era indiano sem camisa, jogando comida pros macacos da estrada,  roncando alto, ouvindo musica no celular sem fone de ouvido ( éé.. nao sao só os funkeiros brasileiros que fazem isso), ou descendo do onibus para comprar tacos de cricket a cada 5 minutos. Depois disso, chegamos em Jammu, mas ainda estavamos em duvida se ficariamos por uma noite la ou se pegariam um onibus direto pra Amritsar. No fim, acabamos encontrando um onibus que chegaria de madrugada la e decidimos ir de uma vez ja que Jammu, de acordo com o Lonely Planet, nao tinha nadinha pra fazer (e de fato nao tinha). O onibus era melhor, mas claro que nao foi aqueeela maravilha. Poderiamos comprar sleeper ou banco normal, mas cada 'cama' era pra duas pessoas e como eramos TRES, uma de nos deveria dividir a cama com uma pessoa aleatoria. Em uma ato de solidariedade compramos todas bancos para nao deixar uma sofrendo sozinha HAHA No fim, o banco da Caro nao baixava e ela dormiu sentada a noite toda. O meu baixava, mas voltava a cada freada. Ja o da Fer funcionava, mas tinha um indiano do lado. Nada  é  perfeito.
Amritsar  é a terra do Sikhismo, que é uma religião monoteísta, cuja qual segue os mandamentos de 10 Gurus, os quais estao reunidos em um livro sagrado, o chamado Guru Granth Sahib. O livro é considerado o décimo primeiro Guru. Alem disso, os Sikhs possuem três deveres:  Manter Deus presente na mente em todos os momentos, se sustentar trabalhando honestamente, e compartilhar os frutos do trabalho com os necessitados. Existem tambem cinco elementos obrigatorios para um Sikh: 
  • Kesh : barba e cabelos intocáveis - simbolizando Santidade - isso mesmo, nao pode cortar NUNCA na vida;
  • Kangha : o pente para manter o cabelo;
  • Kaccha / Kochera: a 'roupa de baixo' mais larga - simbolizando Simplicidade;
  • Kirpan: a 'faca' - simbolizando Poder e Dignidade;
  • Kar(r)a: a pulseira de aço - simbolizando Coragem.
Além, é claro, do tipico turbante que esconde a cabeleira. Isso se aplica somente para os homens. As mulheres, até onde eu sei, também não devem cortar o cabelo, porém nao usam turbante. Eu vi algumas com a faca e pulseira também, mas não sei se é obrigatório ou opcional. Vale ressaltar também que os Sikhs são considerados uns dos povos mais ricos da Índia, se não o mais.
O principal templo é o Golden Temple, todo folhado a ouro. E foi para visita-lo que fomos ate la. Este é um local de peregrinação, e por isso visitantes podem dormir e comer no templo de graça. Os estrangeiros tem acomodações separadas com camas, chuveiro, ventiladores e ar condicionado em um dos quartos. Nao eh nenhuma maravilha mas eh melhor que dormir jogado no patio como os indianos tem que fazer. Estrageiros também não precisam entrar na gigantesca fila para visitar o templo, mas descobrimos isso tarde demais. 
Chegamos na cidade as 3h da manha e fomos direto pro Golden Temple de Rickshaw - Aqui os rickshaws sao giantes, pra 5 pessoas, e tambem nao tem Meter - Por sorte encontramos duas camas vazias - muitas vezes nao tem porque o numero de turistas é imenso - uma no quarto com ar-condicionado e outra no quarto sem, porem eramos TRES. Eu e Carolina tivemos que dividir a maior cama que, para a alegria da Fer, era a do quarto SEM AR. E queeeeeeeeeeee caloooooooor!
Na manha seguinte acordamos e fomos comer no 'restaurante' no templo. Eh estilo bandejão de penitenciaria. Eles te dao um prato grando com divisorias, uma colher e um potinho pra agua. Quando abre a porta do refeitorio o povo todo corre e senta em uns tapetinhos no chao e fica esperando a comida. Entao, os Sikhs passam e vão jogando, mas JOGANDO MESMO, o chapati (o pãozinho indiano tipo panqueca que você tem que receber com as DUAS mãos estendidas), Dahl (tipo lentilha), água, e mais algumas iguarias vegetarianas. Apesar da maneira pouco fina com que  é  servida, A COMIDA E BOA!!!! Mas é MUITA. Mas tu TEM que comer tudo. #vouconfessarque nao comi tudo :x Mas ninguem viu.
Depois disso, fomos ver o templo em si, entramos na fila (aquela que nao precisávamos entrar) e fomos indo em direção a construção mais bonita e mais celestial (sim, celestial) que  vi na minha vida. Milhares, mas MILHARES de pessoas com oferendas visitam o templo todos os dias. Dentro dele ficam os homens com seus turbantes tocando e cantando musicas religiosas, assistidos pelas mulheres. La é que se pode sentir a parte espiritualizada da India. Aquela que eu ja estava quase acreditando que nao existia de verdade. POIS EXISTE. E é linda!
Durante a tarde fomos até a fronteira com o Paquistao (paga-se em média 100 rupias por pessoa pelo carro e é no maaaximo 1h de viagem, nao lembro bem). La os estrangeiros também tem area VIP para assistir a troca de guarda (leve o passaporte. eles quase nunca pedem, maaas..). Até tu ir la e ver ninguem consegue explicar direito o que é a troca de guarda. Porque na verdade é uma grande encenação e uma forma lúdica de representar a rivalidade entre os dois países. Indianos gritam, dançam e correm com a bandeira de uma lado do portão. Paquistaneses fazem o mesmo do outro lado. Ou quase o mesmo, porque tem coisas que soh indiano faz HAHA Então os soldados com uniformes e movimentos exagerados vão, arriam a bandeira, fazem umas firulas e pronto. Eh engraçado e interessante, mas feito uma vez tu não vai querer ir denovo HAHA Demora horas pra começar e eu NUNCA tinha suado tanto na vida. Serio. Por isso, devo agradecer as coleguinhas de viagem que fizeram isso duas vezes soh por minha causa :) Se eu fosse voces tinha mentido que era ruim e me convencido a não ir :D HAHA 

Golden Temple


Todos tem que cobrir a cabeca

Golden Temple pela noite



Portao de India na Fronteira


 Fronteira

 Exercito



 Indianos correndo com a bandeira


Dançando


 
India e Paquistao

Dormimos novamente e fomos para aeroporto de Amristar (bem bonito por sinal) pegar nosso voo pra Mumbai. Finalmente. Felizes! E assim acaba nossa viagem pelo norte da India :D

Agla Station: Home Sweet Home


Um comentário:

  1. What is making money from gambling? - WorkTOMAKAY
    If you're not really a professional gambler, then you can งานออนไลน์ make a living from gambling. That's because you can do a lot of gambling to earn your

    ResponderExcluir