terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entre a China e o Paquistao: Srinagar

Deixamos a simpatica India budista para ir arriscar a vida em Srinagar, na fronteira com o Paquistao. Esta cidade eh capital do estado de Jammu e Kashmir durante o verao, ja durante o inverno a capital eh Jammu. Srinagar eh famosa pelas montanhas e pelas casas-bote. Estas casas/barcos foram adotadas como moradia pelos ingleses quando chegaram a regiao, pois os mesmos nao tinham permissao para apropriar-se de nenhum pedaco de terra. Desta forma, fixaram residencia nos lagos. O maior e mais fomoso eh o Dal Lake, onde ficamos. Ah, antes de tudo! Para chegar em Srinagar nao aguentavamos mais de tanto viajar e nem queriamos mais tirar fotos da estrada. Fizemos a viagem em dois dias e dormimos em Kargil, que eh o unico lugar disponivel no caminho e por isso  custa caro. Nos passamos pela frente de duas guest houses, mas vendo a pessima qualidade dos hoteis, nao conseguiamos nem pensar como poderia ser uma guest house em Kargil. Bom, passamos esta noite horrivel e a viagem mais cansativa da historia, chegamos ao destino... Olhamos um milhao (LITERALMENTE) de casas-bote e optamos por uma bem pobrinha, mas que tinha o melhor banheiro de todas HAHA O dono da casa era bem gentil e nos conseguiu um passeio de Shikara (nao eh Shakira) durante todo o dia por apenas 600 rupias. Ah, shikara sao umas canoas pequenas que circulam pelo lago. Mas tem que tomar cuidado! Sempre que se consegue uma casa barata, eles tiram vantagem nesses servicos adicionais. Alias, servico adicional eh o que nao falta. Todas as manhas acordavamos e iamos na "sacadinha" do barco relaxar e olhar a vista, porem os vendedores ambulantes nos metralhavam com tantas ofertas (isso tudo no meio de um lago). Ah, nunca use a frase "Not today, sir" porque eles VOLTAM no outro dia, e no outro, e no outro..
Enfim, o lago de Srinagar eh melhor do que a cidade! Alias, tambem tem uma cidade dentro do lago: jardins de lotus maravilhosos, lojas, escolas, casas, plantacoes, mercados, tuudo flutuante. Falando em mercado, a coisa mais interessante que vimos la foi um mercado no qual o dono da nossa casa nos levou tambem. Todos os dias, as 5h da manha todos os vendedores locais de encontram em um determinado local para vender, comprar, trocar todos os tipos de coisas: joias, flores, legumes, etc. Eh muito legal de ver eles negociando dentro de seus barquinhos. Vale a pena madrugar!!! Mas, tem que ir com alguem que conheca o local, porque pode ser dificil encontrar. E foi nessa ida ao mercadinho que tivemos a maioooor aventura. Pra nao pagar shikara (nao eh ser mao-de-vaca, estavamos pobres mesmo!), fomos com o barquinho mal acabado do dono da casa bote, soh que la pelas tantas comecou a entrar agua no bote, mas MUITA agua, MUITA MESMO! Fernanda teve que ajudar a remar pra chegar mais rapido, eu tive que ficar tirando agua desesperadamente com uma garrafinha de plastico cortada na metade, e Carolina.. filmando e rindo da nossa cara hahahaha Titanic, Titanic..
Alem dos lagos, Srinagar eh da cidade dos jardins. Fomos em dois bem bonitos e ateh limpos (indian level), mas nada espetacular. Nao fomos ao Tulipa Garden, que eu creio que seja o mais bonito de todos. Fomos tambem em alguns templos e um museu que contem pecas LINDAS, mas em pessimo estado de conservacao. Queriamos ver o Forte da cidade, mas estava fechado para visitacoes naquela data, infelizmente. Ah, esta parte da India eh muculmana, entao visitamos tambem uma mesquita. Estavamos no periodo de Ramadan (que terminou ontem) entao foi bem interessante ver o comportamento deles a respeito disso. Um menino, por exemplo, que vendia bolsas no lago, remava o dia inteiro sem poder comer nada, nem tomar agua. Ele acordava as 4h da manha para comer, passava o dia trabalhando, e por volta das19h o celular dele despertava para avisar que ja poderia comer novamente, pois durante esse periodo os muculmanos soh podem ingerir qualquer tipo de alimento antes ou depois do por-do-sol. Nunca durante o dia. Alem disso, podiamos ouvir o canto vindo das mesquitas bem cedinho.
Bom, apesar de tantas emocoes, passar tres dias no lago de Srinagar foi bem relaxante, e foi uma otima maneira de ir retornando aos poucos ao "clima de India" que haviamos esquecido em Manali e Leh.

Shikara

Vendedor ambulante

Lotus :)

Nehru Park

Carol na Mesquita (em reforma)

Jardim

Templo

A proxima parada seria Amritsar, pois ja haviamos descartado Jammu AT ALL, porem, o unico jeito de chegar ateh la, seria passando por Jammu MESMO. Entao fomos a Bus Stand e compramos nossa passagem para um SUPER DELUXE BUS. Era o unico que tinha, ai voces ja podem imaginar a farofa.

OBS.: No comeco do post eu disse que iriamos arriscar a vida por estar na fronteira com o Paquistao hehe Mas, apesar de ter MUITO exercito nas ruas, foi tudo bem tranquilo.