terça-feira, 28 de agosto de 2012

Coisas que perdemos pelo caminho...

Este não é um post sobre objetos (ou hábitos de higiene) perdidos por mim na Índia, mas sim um relato de duas datas bem importantes que ocorreram durante o período em que eu estava contando aqui as historias da viagem. Então, resolvi fazer um post 2 em 1 para recuperar o tempo perdido :)

O primeiro foi o Janmastami, uma festival que celebra o aniversario de Lord Krishna. Nascido na cidade de Mathura, Krishna é um dos deuses mais importantes da religião Hindu. Ele é tido como o oitavo avatar (?) (nao, nao tem a ver com filme.. eu acho) de Vishnu, que juntamente com Shiva e Brahma formam a trindade sagrada do Hinduismo. Krishna é conhecido também pelo seu espirito brincalhão e sedutor. Desta forma, os indianos criaram um jeito bem autentico (sem noção) e divertido de festejar esta data. 
Bom, é basicamente uma competição de piramide humana. Porém, quem esta la no alto tem que tentar derrubar um pote com mel, leite ou derivados, enfim... Quem conseguir, ganha! Para isso, eles formam equipes, fazem uniformes amarelos ou laranjas, treinam tempos antes, e no dia do festival desfilam em carro aberto pela cidade antes da competição. Eu digo sem noção porque, apesar de divertido, me parece bem perigoso hehe Eles colocam os potes BEM, mas BEM alto, e até os mais novinhos tentam escalar até o topo. Eu infelizmente estava trabalhando e não pude participar (não da piramide, mas da celebração em si), mas andando nas ruas era possível sentir o clima de alegria do ar, com muita gente feliz, dançando e sorrindo em toda parte. Por isso, eu também não consegui chegar a tempo de tirar fotos, então deixo algumas que achei no UOL para vocês verem. As fotos são de Mumbai mesmo, minha cidade.




Criança caracterizada de Krishna. (Sorry, mas tenho medo!)

OK! Talvez tenha alguma coisa a ver com o filme. 



Mais fotos: http://migre.me/atlAe (UOL Noticias) 

O segundo evento foi o Independence Day, o dia da independência indiana. O primeiro movimento nacionalista na Índia surgiu em 1885, liderado por intelectuais locais, cujo qual ganhou força devido ao enfraquecimento da Inglaterra no período pós-guerra.  Porém, a Índia estava totalmente dividida em Hindus e Muçulmanos, e cada uma das partes criou separadamente seu próprio movimento em prol da independência. O partido Hindu contava com Mohandas Gandhi, o famoso Mahatma Gandhi (Mahatma significa "grande alma"), cujo qual, pregava que a luta deveria ocorrer de forma pacifica, por meio do nao cumprimento das leis britânicas, greves de fome, etc. Gandhi foi o grande simbolo da independência da Índia e é, até hoje, uma das personalidades mais conhecidas e admiradas no mundo inteiroApos a Segunda Guerra os movimentos cresceram e foi impossível para Inglaterra combate-los. Sendo assim, em 15 de Agosto de 1947, ha 65 anos, a Índia tornou-se independente.  
Dessa vez eu nao trabalhei, porem as celebracoes em Mumbai decepcionarm. Nao tinha desfile, nao tinha ninguem na rua, nao tinha NADA. Os poucos que se via usavam bandeirinhas na roupa e era isso... Em outros lugares do pais ocorreram grandes eventos para celebrar, mas nao aqui. Shame on you, Mumbai! 
De qualquer forma aproveitamos o feriado para dar uma passeada no Chor Bazaar, uma feirinha no sul da cidade onde se pode encontrar TUDO, mas o melhor, na minha opinião, são os posters de Bollywood e as antiguidades em geral: Cameras fotografias, bussolas, e tudo que se pode imaginar. As comidas vendidas na rua também são bem interessantes, mas só pra olhar HAHA Nos disseram que era muito difícil de encontrar, mas não foi. Descemos na estação de Grant Road e fomos a pé perguntando ate que em 15 minutos encontramos o lugar. Vale a pena conferir!

Funcionários do Mc Donalds comemorando

Chor Bazaar

Chor Bazaar

Chor Bazaar

Street food. Is it food? 

Street food. Is it food? 

Street food. Is it food? 

Comemorando Independence Day :)


JAI HIND! 

(esta e uma saudação/grito de guerra/slogan da Independência e significa "Vida longa a Índia")

* Eu estou ciente dos erros de acentuação. O computador não possui esse recurso aqui. Alguns eu consigo arrumar, outros não. 

2 comentários:

  1. Fantástico o seu blog! Li dois posts e agora preciso ler todo o restante! Gostaria de manter contato e saber o restante de agosto até hoje :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigada! agora estou escrevendo o restante. pode acompanhar! Abraço

      Excluir