sexta-feira, 3 de maio de 2013

Golden Triangle: Jaipur

Oii gente! Guess whosss baaack?! Depois de 6 meses de volta no Brasil eu fiz um curso de Comunicação 8.0 (bjos turma!) que me inspirou a continuar com o blog e por isso estou voltando haha :) Ainda não decidi se vou apenas finalizar as histórias da Índia ou se vou continuar contando das viagens que aconteceram depois disso e ainda vão acontecer, mas por enquanto vou falar sobre a última trip no meu intercâmbio: o Golden Triangle. Como faz muito tempo não posso prometer riqueza de detalhes e nem muito humor, mas juro que vou me esforçar pra não mentir pra vocês :P

Eu queria mesmo era fazer um mochilão de uns 15 dias pelo estado inteiro do Rajastão, mas como eu estava planejando ir pro México e ficar um mês de pernas pro ar por lá, não restava mais tempo nem dinheiro :S Então resumi a viagem e fiz apenas o famoso trajeto entre Delhi (Capital da Índia), Agra (Cidade do Taj Mahal), e Jaipur (Capital do Rajastão). Super recomendo este roteiro pra quem vai dar um "pulinho" rápido na Índia. 

O trajeto entre Jaipur, Delhi e Agra formam um triângulo no mapa, e compõem um dos roteiros mais visitados por turistas de todo o mundo. Por isso o nome "Golden Triangle".

Essa viagem foi bem mais light que a do Himalaya. Beeeeem mais! Para os padrões indianos então.. Puro glamour! Saimos direto do último dia de trabalho (deu uma tristezinha :( pessoal da empresa era super antencioso com a gente)  e pegamos um avião em Mumbai - porque uma das minhas companheiras de viagem era italiana e europeus são chiques (e o vôo tava MUITO barato), então fomos de avião!  Pra começar ficamos lanchando no aeroporto e só não perdemos o vôo porque a comissária nos ligou O.o HAHA Dica pra quem viajar de IndiGo: Reparem que as comissárias usam peruca chanel HAHA

Chegando em Jaipur a melhor coisa foi poder RESPIRAR e enxergar o céu, já que em Mumbai isso é impossível pela poluição. Já tinhamos hotel e motorista reservados. O hotel foi o melhor que já fiquei em toda minha vida de Dalit. Eu sei que meus padrões não eram muito altos, mas esse é super lindo, LIMPO (de verdade), comida boa (de verdade), ar-condicionado, terraço lindo, bem decorado. Adorei! Hotel Pearl Palace, na Ajmer Road, Jaipur. RECOMENDO! http://www.hotelpearlpalace.com/ (o site não é tão bom quanto o hotel). No hotel mesmo contratamos um motorista (carro com ar-condicionado porque tava MUITO calor) por apenas 1500 rúpias para 2 dias de tour guiado pela cidade. Isso dividido em 4 pessoas é igual a NADA (menos de R$ 15,00 por pessoa)!

Sobre Jaipur: Capital e maior cidade do Rajastão, estado indiano com forte apelo turístico. Foi construída no século XVIII por Sawai Jai Singh como a primeira cidade planejada da Índia. É conhecida como “Cidade Rosa”, em referência às suas construções que foram originalmente pintadas desta cor para imitar a arquitetura de arenito vermelho de cidades de Mughal. Já a repintura dos edifícios foi realizada para a visita do príncipe de Gales em 1876, pois o Marajá da época gostava bastante desta cor (hm!). É nesta cidade (e em todo o Estado) que tu vai encontrar a Índia que tu espera (que eu esperava, pelo menos): muitas cores, elefantes, desertos, camelos, fortes, etc.

Jaipur foi um dos principais cenários da novela Caminho das Índias. Olha a Maya e o Bahuan no Jantar Mantar ;)

Pontos turísticos: Finalmente o que interessa! Abaixo a lista dos principais pontos turísticos da cidade.Tem muitos outros, mas estes são os mais importantes, pra mim.

City Palace: Palácio habitado durante séculos por marajás, onde ainda hoje algumas áreas são reservadas somente para a realeza que, apesar de não ter mais poder político, ainda está presente nas cidades do Rajastão. Porém, museus de armas, carruagens antigas, roupas e joias, e o salão real estão abertos à visitação.


 

Nunca acredite em indianos quando dizem que não vou cobrar nada. Fugi e não paguei pela foto!
Encantador de cobras. PAVOR! Aliás o tratamento com animais da Índia é lamentável. As cobras, por exemplo, são cegadas, tem suas "presas" arrancadas e ficam dentro dessa cestinha.

Jantar Mantar: Este patrimônio mundial da UNESCO é o maior dos cinco observatórios astronômicos construídos pelo Marajá Jai Singh durante o período de 1727-1734 no norte da Índia. O observatório é composto por 14 principais dispositivos geométricos para medir o tempo, prever eclipses, seguindo estrelas em suas órbitas, determinar as declinações dos planetas e determinar a altitudes, etc. Esse é um lugar que eu achava que seria sem graça, mas adorei! Tem um igual em Delhi, mas o de Jaipur é bem mais conservado.

Capricórnio




Hawa Mahal: O Palácio dos Ventos foi construído em 1799 como parte do City Palace. Seu objetivo era permitir que as senhoras da realeza pudessem observar a vida cotidiana na rua abaixo sem serem vistas. É uma estrutura de cinco andares de arenito de tom rosado com mais de 950 janelas. A brisa circula através dessas janelas que dão o palácio seu nome. É só passar na frente e tirar uma foto. Não dá pra entrar! 


Jahal Mahal: Conhecido como o Palácio das Águas, no caminho para o Amber Fort. Um palácio posicionado no centro do lago Man ​​Sagar. É muitas vezes seco no inverno, e cheio novamente pelas monções de verão transformando-se em um belo lago. Também só pode tirar foto de longe! 

Segundo nosso guia, existe a possibilidade de virar um hotel de luxo, mas não temos nada confirmado.

Amber Fort: Finalmente, o melhor! Uma imensa  e LINDA fortaleza localizada em uma montanha, onde se pode encontrar dezenas de elefantes que te levam até o topo. Se preferir, pode subir caminhando. Lá também acontece durante a noite o “Amber Fort Light and Sound Show”, um espetáculo de luz e som onde os visitantes tem a oportunidade de escutar a narração da história do Estado. Dentro do Amber Fort tem várias tendinhas vendendo artesanatos. Negociando o preço, vale a pena comprar!

Muito melhor que andar de camelo!

Mas os elefantes também não são bem tratados. Dó! :(


DOIS DIAS SÃO SUFICIENTES para ver isso e mais um pouco em Jaipur. E, para finalizar meu post sem fim, dicas: O Rajastão é famoso por tecidos, jóias e artesanatos em geral. E é bem barato comprar lá. Mas sempre é preciso barganhar e tentar levar tudo pela metade do preço que te dizem inicialmente. E quando for fazer compras VÁ SOZINHO! Porque motoristas e guias vão te levar em lojas de parentes, amigos, vizinhos, etc. que nem sempre terão o melhor preço. Sendo assim, deixe BEM CLARO para seu motorista que não quer ir a NENHUMA loja, pois eles vão te levando sem nem perguntar. 

Por hoje é só! Próximo post em breve (prometo) contando sobre minha experiência no maravilhosooooooo Taj Mahal :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário