sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Entre a China e o Paquistao: Manali

A viagem de Delhi a Manali foi tranquila, mas viajar com indianos eh sempre uma caixinha de surpresas. Os onibus aqui nao tem banheiro (AINDA BEM!) e por isso temos que ir parando diversas vezes nos restaurantes e rodoviarias. A qualidade desses lugares, especialmente dos banheiros, vai decaindo drasticamente a medida que nos afastamos da cidade. Prepara-se! Mas quando o povo comeca a vomitar nas sacolinhas de mercado eh que voce pensa: "Agora a p*rr* ficou seria!" 
O acesso a Manali eh um pouquinho dificil, pois a cidade se encontra em uma area montanhosa (aqui comecam as estradas de caracol) no estado de Himachal Pradesh, a uma altitude de 1.950m, aproximadamente. Chegando la, descemos do onibus e fomos bombardeadas por vendedores, rickshaws, homens oferecendo guest house e muitos "madame, madame.." HAHA 
A cidade eh cortada pelo rio Beas que a divide em "New" e "Old Manali". Fomos para a parte velha que eh onde ficam os pontos turisticos, guest houses, cafes, etc. Visitamos tres ou quatro guest houses perto da rua principal, escolhemos uma mais arrumadinha, limpa e mais barata no alto de uma pedra, com alguma negociacao conseguimos pagar 400 rupias por noite - 133,33 para cada uma (menos de 5 reais) - por um quarto com tres camas, agua quente e televisao (que parou de funcionar, mas tinha), sem alimentacao. Bem barato! O nome eh Manaslu, e eu recomendo! 

New Manali

Old Manali - Beas River 

Manaslu Guest House

A atmosfera de Manali eh encantadora. No primeiro cafe que sentamos para comer ja combinamos "Cortamos Jammu e ficamos mais um dia aqui" HAHA Tem um clima meio hippie e um montao de turistas em busca de esportes radicais, o grande atrativo da cidade. Estavamos planejando fazer rafting, mas como somos muito losers chegamos dois dias depois de fecharem o rio por causa das chuvas, entao voltamos ao plano de ficar soh 2 dias, e nao 3. E isso foi suficiente para conhecer a cidade. 

Dylan's Cafe

No primeiro dia soh descansamos, conhecemos a cidade, etc. Destaque para o Manu Temple, o templo mais famoso de Manali, localizado na parte velha, no alto de uma montanha. Mas eh pertinho, da pra ir caminhando ou de rickshaw. No segundo dia alugamos um carro  por 1000 rupias (36,50 reais) para irmos ateh Solang Valley. Trata-se de uma estacao de esqui (sem neve porque estamos no verao) a cerca de 14km da cidade, onde se pode andar de teleferico, saltar de paragliding, entre outros.  
EU MORRO DE MEDO DE ALTURA! Entao o teleferico custou 500 rupias e foi uma tortura. Mas mesmo assim eu decidi saltar de paragliding. Sinceramente, eu nao sei porque eu faco isso comigo mesma! Com medo, escolhi um voo curto (700 rupias o curto / e a partir de 1000 os mais longos) e para minha surpresa me arrependi porque eu simplesmente ADOREI!!!! Da proxima vez ja sei: me atiro do lugar mais alto que tiver!! E enquanto tu salta tem um montao de gente filmando e fotografando la de baixo para te vender o filme / fotos depois haha CLARO que todo mundo compra! E eu comprei tambem! Bem espertos. HAHA Manali nao eh um lugar para fazer compras. Quero dizer, pode encontrar roupas de la, couro, camisetas, etc, mas nada me chamou muito atencao. A maioria das coisas tem uma folha de maconha estampada (eu avisei que era a "India Hippie"), ha quem goste, mas esse eh um blog de familia que nao faz apologia as drogas :) Enfim, eh um lugar MUITO agradavel, especialmente pra quem vive la loucura de Mumbai. Acho ateh que foi minha favorita! Confesso que foi dificil ir embora hehehe 

Solang Valley

Solang Valley

Paragliding

Teleferico

MEDO!

Saindo de Manali em direcao a Leh (proxima cidade) pode-se visitar Rohtang Pass, um lugar com  3.900m de altitude, o mais alto ate entao. A vista eh linda! E deu uma boa previa do que vinha pela frente. 
De fato, a parte mais bonita da viagem eh o caminho. As estradinhas contornando as montanhas te surpreendem com novas paisagens a cada volta. Eh possivel ir de onibus, carro privado ou carro compartilhado. Escolhemos um carro privado que saiu mais caro, mas valeu a pena, pois eh MUITO importante contratar um motorista experiente com um bom carro, pois eh um caminho BEM dificil. Alguns amigos ja fizeram em carro compartilhado mas nao tiveram boas experiencias, ha outros que fizeram em onibus, mas nao sei como foi porque ateh hoje nao chegaram a Mumbai de volta HAHA Mentira! Eles sobreviveram, mas perderam muitas coisas, pois nao se pode parar o onibus quando queira para tirar fotos, ir ao banheiro, etc. Na rua principal de New Manali tem diversas agencias de turismo, todas elas oferecem esses servicos. Encontramos carros de 13 a 20 mil rupias. O ideal eh viajar em 5 pessoas porque dividindo os gastos fica mais barato. Nos eramos 3 e entao pagamos caro. Alem disso, se pode chegar em Leh em um dia, ou pode-se dormir na metade do caminho e fazer em dois dias. Recomendo fazer em dois dias, pois assim tem mais tempo para ir assimilando a altitude e para aproveitar a paisagem. Neste caso, eh possivel passar a noite em Jispa ou Sarchu. Optamos por Jispa que nao eh tao alto. La soh existem dois hoteis entao os precos sao altos, mas a qualidade eh boa e a comida tambem, e ainda existe a possibilidade de dormir em camping. As barracas sao bem limpas, grandes e tem banheiro. Ha um mosteiro em Jispa perto dos dois hoteis, eh um lugar legal de ir para aproveitar o tempo la. 
IMPORTANTE: A partir deste ponto seu celular (vodafone Mumbai) nao vai mais funcionar.Eu nao sabia disso, entao minha mae e meu namorado quase mandaram a Interpol me procurar haha

E eh na Manali-Leh Highway que comeca a nossa "Himalaya XP":












Byebye Manali! 

Agla Station: Leh 




Nenhum comentário:

Postar um comentário