sexta-feira, 24 de maio de 2013

Golden Triangle: Delhi

Chegamos a Delhi, a capital da Índia e última cidade para qual viajei. Particularmente, eu detestei. Quer dizer, a cidade é interessantíssima, tem muita história, muitos pontos turísticos super legais, é relativamente limpa, o metrô é ótimo, limpo e funciona tão bem que nem parece Índia. Mas Delhi é perigosa, e eu não me senti segura lá de jeito nenhum. Talvez seja pela péssima reputação da cidade em relação a segurança (que é verdade), ou talvez pelo simples fato de eu morar em Mumbai e ter aderido a rixa que existe entre as duas maiores cidades da Índia. #TeamMumbai ;)

Bom, a parte boa (uma das...) é que ficamos a primeira noite no flat dos trainees da AIESEC de lá, porque umas das gurias que viajou comigo tinha uma amiga fazendo intercâmbio em Delhi. A parte ruim (uma das...) é que o flat deles era infinitamente melhor do que os de Mumbai. Tinha móveis!  Já no segundo dia fomos procurar guesthouse, e não encontramos. Todas os hostels baratos ficam em uma área chamada Paharganj, muitos dos meus amigos já ficaram lá e acharam tranquilo, mas uma moça indiana que conhecemos nos aconselhou a ir no Centro de Informações Turísticas (fica em Connaught Place - o "coração da cidade") e pegar um hotel descente. Então seguimos o conselho! Porém, os hotéis lá tem um padrão bem baixo e um preço bem alto. Falando em Connaught Place, é lá que você pode encontrar bons lugares para comprar, comer, etc. etc. 

Como disse no começo do post, Delhi tem muuuuitos lugares pra ir, então (se tu aguentar) é bom ficar até 3 dias para ver tudo, ou quase. Nós tínhamos 1 dia e meio, então vimos pouca coisa. 

  • India Gate: Monumento em homenagem aos indianos mortos na Primeira Guerra Mundial e Guerras Afegãs. Ao todo, são 85.000 nomes gravados ao longo da estrutura. Bonito significado, visita obrigatória, mas nada especial.


  • Red Fort: Dizem que é super importante e que já chegou a abrigar 11 palácios dentro dele, mas "véi, na boa.." não tem nada demais. Depois de ter visto Fatehpur Sikri e Agra Fort, esse não tem muita graça não. Já que está lá, é bom visitar, mas se estiver cansado só uma foto na frente deve servir. 

  • Jama Masjid: Essa é uma mesquita construída pelo mesmo imperador que mandou construir o Taj (êta carinha que constrói!) e é a maior em toda a Índia. Porém não entrei, pois tinha que pagar algo que consideramos caro (não lembro quanto, mas acredito que não seja tannnto assim), e usar uma burca comunitária cedida por eles. Sem chance! Além disso, o lugar tava MUITO lotado naquele dia, e a gente estava ficando louca. Mas dizem que é bem legal por dentro.  Ah, é bem perto do Red Fort. 




  • Hyumayun Tumb:  Mausoléu onde está enterrado este rei/imperador (não sei ao certo). É patrimônio da UNESCO, e suuper famoso por ter servido de inspiração para o Taj Mahal. É lindo, e tem vários jardins. Vale muito a pena! Um dos meus preferidos.


  • Lotus Temple: Tinham me dito que era sem graça, mas foi meu lugar preferido. Parece uma construção de Oscar Niemeyer hehe Mas o mais legal é simbologia da Lotus. Para os indianos a Flor de Lotus é sagrada, sendo considera símbolo de pureza e paz, além disso é fortemente relacionada a força da mulher. Tanto que nas paredes do templo estão escritas mensagens de conscientização sobre a importância da mulher, da família, e de criar e amar igualmente os filhos, independente do sexo.  Um trabalho extremamente importante na Índia,. levando em conta a situação da mulher no país, onde milhares de bebês femininos são abortados, filhas abandonadas, etc. etc. O brabo de visitar o templo é que tu tem que deixar teu sapato bem na entrada e ir queimando os pés até lá dentro. Sério. 



Já que tocamos no assunto.. Eu tenho tentado evitar falar sobre a situação da mulher na Índia, porque é algo tão complicado, mas tãooo complicado que eu sempre desisto. Não que eu queira esconder algo, pelo contrário, é porque não me sinto capaz de avaliar todos os pontos que influenciam nisso. Faz algum tempo que li um texto de uma indiana que expressa muito bem o que ocorre por lá, porém não consegui encontrá-lo. Vou continuar procurando.

Ir pra Índia vale a pena, poréém é bom estar MUITO preparada e MUTO bem informada. A ideia que muitos turistas tem de ir pra Índia buscar paz espiritual pode até existir em alguns lugares, em retiros, etc, mas a realidade e o dia-a-dia de quem vive lá é BEM diferente, em muitos sentidos. Informem-se!

UPDATE: Acabei de ler no blog INDI(A)GESTÃO a seguinte nota: 

Atenção: não se hospedem NUNCA no Hotel Sunstar Grand que fica no seguinte endereço, 7 A/17, W.E.A Channa Market, Karol Bagh, New Delhi. Há uma perigosa mafia que ameaça os turistas e coisas muito sinistras acontecem por lá. De modo geral evite a região de Karol Bagh!!!

Esse foi exatamente o hotel que ficamos, indicado pelo Centro de Informações Turísticas. Inclusive a indiana que conhecemos nos disse para ficarmos justamente na região de Karol Bagh. Apesar de precário, nossa hospedagem foi tranquila, e o post é de 2005, então não sei se o alerta ainda é válido ou não, nem de onde surgiu essa informação dada pelo blog. Mas de qualquer forma, ai está!


Nenhum comentário:

Postar um comentário